Se você é ligado em esporte, com certeza já deve ter ouvido falar sobre algum caso de discriminação racial, não é? O advogado desportivo Alan Belaciano acredita que esse tipo de situação tem ficado cada vez mais recorrente no mundo dos esportes, principalmente no Brasil. Nesta leitura, você pode conferir tudo sobre este assunto:
A discriminação no esporte
O esporte é uma prática presente em quase todos os países do mundo. É o tipo de atividade que ajuda diversas pessoas a melhorar a condição física, isto é, auxilia na qualidade de vida e garante maior desempenho corporal para quem pratica. Além disso, existem também os atletas, que fizeram do esporte sua profissão, tendo diversas modalidades como sua especialidade.
Para Alan Belaciano, os casos têm ficado cada vez mais frequentes e com muita transparência, tendo muita impunidade para quem pratica esse tipo de ato. Por isso, ações como violência de gênero, agressão e até mesmo ações de racismo precisam ser reportadas às autoridades para que esse tipo de ato não ocorra, evitando situações indesejadas dentro do esporte para os atletas e proporcionando uma harmonia bem maior.
O preconceito racial
O preconceito racial é uma pauta que assola a sociedade há muito tempo, atingindo diversas pessoas pretas, pardas e até mesmo de outras etnias. Esse tipo de preconceito, hoje, no Brasil, é considerado crime e pode resultar em punições graves e até mesmo indenizações à vítima que sofreu o ataque. Por isso, é sempre importante ficar de olho quando algo do tipo acontecer.
No esporte, não é diferente, Alan Belaciano acredita que esse tipo de situação também é recorrente, seja dentro dos vestiários ou até mesmo em frente às câmeras. Por isso, um advogado é sempre essencial na vida dos jogadores, evitando que essas situações continuem a perdurar em seu ambiente de trabalho. Dessa maneira, é essencial entender como principalmente os atletas que são figuras públicas precisam de um profissional desses ao seu lado para resolver diversos tipos de processos, até mesmo aqueles de preconceito racial.
Como é possível combater?
Para combater a descriminalização do racismo no esporte é essencial que as pessoas entendam a importância de lutar pelos direitos de todos, principalmente por respeito no meio esportivo, evitando diversos acontecimentos criminais em relação às raças. Por isso, é sempre importante ter um advogado experiente nesse ramo que saiba exatamente como levar essas situações às autoridades.
Alan Belaciano acredita fortemente que dentro e fora do esporte esse tipo de ato pode sim ser combatido com ajuda de todas as pessoas, conscientizando cada vez mais sobre esse problema e encontrando soluções para que essa incidência diminua cada vez mais. Não deixe de fazer parte desse tipo de ação e seja parte daquelas pessoas que ajudam a combater o preconceito, tornando as modalidades do esporte bem mais respeitosas.