Apesar da quantidade de estudos e tecnologias que envolvem a anestesia geral, esse é um termo que ainda causa medo em muitas pessoas. O Dr. José Admirço Lima Filho, médico anestesiologista, neste artigo, te mostra alguns mitos e verdades sobre esse processo de suma importância em diversos procedimentos hospitalares. Então, vamos à leitura do artigo?
O que é a anestesia?
Antes de mais nada, o Dr. José Admirço Lima Filho nos explica que a anestesia, de maneira simplificada, é a ausência total de dor e outras sensações durante um determinado procedimento médico. Nesse sentido, ela pode ser geral, para o corpo todo; ou parcial, também chamada de regional, quando apenas uma parte do corpo é anestesiada. Na maioria dos casos, o paciente dorme com anestesia geral, entretanto, com a anestesia parcial ele pode se manter acordado.
A anestesia geral
Em segundo lugar, o Dr. José Admirço Lima Filho destaca que a anestesia geral pode ser aplicada de duas maneiras: via agentes inalatórios ou endovenosos. Assim, existem, basicamente, três tipos de anestesias gerais: inalatória, venosa ou balanceada. Ou seja, por meio de injeção, por meio de gases ou ainda utilizando as duas técnicas anteriores ao mesmo tempo.
Mitos e verdades sobre a anestesia geral
Como dito anteriormente, apesar de fazer parte do mundo da medicina há muitos anos, a anestesia geral ainda causa medo em muitas pessoas. Pensando nisso, o Dr. José Admirço Lima Filho trouxe alguns mitos e verdades para acabar de vez com o receio quanto a esse procedimento que, na grande maioria dos casos, é responsável pelo sucesso do procedimento em questão.
- Sedação e anestesia são a mesma coisa
Quem diz que sedação e anestesia são a mesma coisa, está propagando um mito sobre ambos procedimentos. O Dr. José Admirço Lima Filho explica que no caso da anestesia geral, o paciente que fica em total estado inconsciente, diferentemente da sedação, onde o paciente fica apenas em estado de sonolência pela utilização de fármacos com potencial tranquilizante.
- É necessário realizar uma consulta com anestesiologista antes da anestesia geral
De acordo com o Dr. José Admirço Lima Filho, existe um risco associado ao procedimento que requer uma consulta com um especialista. Então, sim, essa é uma verdade sobre a anestesia geral, além de um acompanhante durante a cirurgia. Assim, na consulta é avaliada a história clínica do paciente, bem como seus antecedentes cirúrgicos e experiências prévias com anestesias.
- A anestesia é perigosa e não é segura
Segundo o Dr. José Admirço Lima Filho, esse é um dos grandes mitos sobre a anestesia geral. Muitas pessoas acreditam nisso e têm medo de procedimentos que utilizam esse tipo de anestesia, entretanto, não se trata de um procedimento perigoso ou que ofereça riscos à saúde. Inclusive, ainda nesse sentido, a anestesiologia é considerada uma das especialidades mais seguras da medicina.
Agora, quando for realizar algum procedimento cirúrgico, lembre-se desse artigo e vá tranquilo! A medicina sabe, mais do que nunca, o que está fazendo.