Para Hertes Ufei Hassegawa, o ciclismo de estrada é uma prática muito vantajosa para a melhoria da nossa saúde. Ainda assim, podem perceber que pouco se sabe acerca dos equipamentos e métodos para dar início à atividade, não é mesmo? E por causa disso, a maioria das pessoas acabam deixando de lado a possibilidade de praticar o esporte no dia a dia.
E foi pensando em reverter essa situação que decidimos explicar um pouco mais sobre o ciclismo de estrada respondendo as 3 perguntas mais frequentes sobre o assunto. Logo, se você está curioso para conhecer mais sobre essa modalidade, e deseja se preparar para se juntar ao time de ciclistas, que tal ler o texto até o final para não perder nenhuma dica?
Sobre o ciclismo de estrada
Conforme explica Hertes Ufei Hassegawa, o ciclismo de estrada é uma das modalidades mais antigas que existem quando pensamos na prática de andar de bicicleta. Ela pode ser considerada um esporte prazeroso, desafiador, e totalmente simples, e que pode ser executado sozinho, ou quem sabe, com alguns amigos que gostem de sentir a adrenalina no corpo. Mas você sabe como essa modalidade funciona?
Como funciona o ciclismo de estrada
E antes de descobrir as respostas para as 3 perguntas mais comuns acerca do assunto, é bom relembrar como funciona o ciclismo de estrada, certo? De modo resumido, a ação consiste em pedalar em uma espécie de pista livre, ou seja, na estrada. Normalmente, essa prática demanda um maior esforço devido à distância que um ciclista precisa percorrer. Ainda assim, é possível perceber que não há tantos empecilhos que possam atrapalhar essa dinâmica.
A seguir, abordaremos todos os itens essenciais:
- Que tipos de bicicletas existem?
- Que tipo de equipamento você precisa?
- Como você pode começar?
Tipos de bicicletas
A primeira dúvida — e talvez a mais comum — dos amantes de ciclismo tem relação com os tipos de bike mais aceitáveis para praticar. Ora, ainda que não exista a bicicleta ideal, podemos dizer que existem alguns modelos, como por exemplo: Aero e a Endurance, que facilitam bastante o desempenho da modalidade. Conforme comenta Hertes Ufei Hassegawa, é importante lembrar de escolher esse transporte com um peso inferior, já que durante todo o percurso você precisa estar se sentindo leve.
Tipos de equipamento que você precisa
Partindo para os tipos de equipamentos obrigatórios para praticar o ciclismo de estrada, podemos pontuar que, assim como qualquer outra modalidade que seja feita em um veículo de 2 rodas, é preciso estar atento à segurança. Logo, levar capacete, luvas e óculos é a melhor opção para se manter bem. Além disso, podemos adicionar à lista faróis e buzina para possíveis imprevistos.
Como você pode começar
Finalizando, a pergunta mais comum é saber como começar essa prática. Conforme pontua Hertes Ufei Hassegawa, não há segredos para praticar esse esporte. Na verdade, você só precisa ter em mãos todos os equipamentos necessários, chamar os amigos ou se unir a um grupo de ciclistas, e partir para a ação. Assim, você estará beneficiando a sua saúde física e mental, após fazer novas amizades.