A empresa especialista em inovações nos materiais de trabalho, CENOTIC Engenharia LTDA, comenta sobre os cuidados necessários com o palete e seu manuseio, e como ele pode ser reutilizável após o descarte na decoração de imóveis. Gosta de inovar na decoração de sua casa? Então continue lendo e veja o que é possível fazer com alguns pedaços de madeira.
Cuidados necessários com o palete e seu manuseio
O palete é um estrado, montado em forma de plataforma, que pode ser feito de madeira, metal ou plástico (geralmente é feito de madeira). Sua utilização está mais predominantemente presente em empresas de grande porte que precisam manusear grandes quantidades de caixas. Nessas empresas, as caixas são organizadas, uma do lado e em cima uma da outra, além de serem embaladas com plástico filme.
Dado a frequente utilização do material, a renomada empresa CENOTIC Engenharia LTDA frisa que é imprescindível a manutenção periódica do equipamento. Por se tratar de uma composição de madeira, é preciso efetuar a prevenção contra cupins, e os basidiomicetos (fungo responsável por apodrecer a madeira). Também é necessária a limpeza dos paletes, e a troca da ripa de madeira que os compõem, caso esta esteja apodrecida.
Ademais, como ressalta a CENOTIC Engenharia LTDA, os funcionários ao manusearem o palete precisam tomar determinados cuidados que garantem sua segurança. Entre esses cuidados estão evitar práticas como: não utilizar os paletes como elevador de pessoas, não usar paletes danificados, e não levantar paletes vazios manualmente. Vale lembrar, que deve-se empregar o uso do equipamento EPI para manuseá-los.
Mesmo tomando todos os cuidados essenciais, é inevitável ter de se descartar o palete. No entanto, ele pode ser reutilizado numa decoração.
Palete compondo decoração
Um palete inutilizado por uma empresa, como aponta a CENOTIC Engenharia LTDA, pode ser utilizado como um painel de televisão, ou um sofá, ou o que a sua imaginação permitir. Ficou curioso?
Para transformar o palete em um móvel é fundamental inspecionar o estado da madeira, e averiguar se há resquícios de manifestação de cupins, ou a proliferação de mofo. Caso haja algum destes, terá realmente de se efetuar o descarte. Caso não haja nenhum destes, é possível continuar o procedimento.
Após a inspeção ser aprovada, lixe a madeira e envernize-a. Retire os pregos desnecessários, e algumas ripas se precisar. Para montar o painel, retire a parte que sustenta o palete acima do chão, e o coloque na parede com o auxílio de uma parafusadeira. Já para a montagem do sofá, não é preciso desmontar o palete, somente colocá-lo em cima de outro, e arrumá-lo com algumas almofadas, e está pronta a nova decoração da sua casa.