Na sociedade atual tem surgido muitos empreendedores, pois as pessoas deixaram de querer ser funcionárias e acabam abrindo o próprio negócio. Saul Dutra Sabbá, empresário e executivo, entende que realizar um empreendedorismo no cenário atual é muito importante. Por isso, se você deseja saber por quê, bem como dar os primeiros passos para trabalhar para você mesmo, confira este artigo!
Empreendedorismo
Em princípio, como comenta o admirável Saul Sabbá, é imprescindível que antes de começar a empreender, se tenha conhecimento sobre o que é esse termo. Empreendedorismo é fazer algo acontecer, isto é, executar algo. De maneira prática, pode ser desde uma ação em um bairro, até a abertura de uma empresa.
No âmbito empresarial, o empreendedorismo está relacionado com a criação de empresas. É nele que os empresários criam os produtos e serviços que serão comercializados pela empresa, com a intenção de obter lucros. Portanto, realizar um empreendedorismo é efetuar um processo de desenvolvimento de uma empresa.
Como realizar um empreendedorismo
Como frisa Saul Dutra Sabbá, realizar um empreendedorismo é um processo que exige que alguns passos sejam seguido, como definir uma ideia sobre o segmento em que se deseja investir, realizar pesquisa de mercado, fazer um plano de negócios, formalizar a empresa, buscar por profissionais que podem auxiliar a alavancar as atividades da empresa, e divulgar a mesma.
O primeiro passo para realizar um empreendedorismo, como aponta Saul Sabbá, consiste em elaborar uma ideia de investimento, e está diretamente ligado com o segundo passo que é passar essa ideia para o papel, efetuando um plano de negócios no qual constará o valor do investimento inicial, os itens necessários para a empresa e o local onde se planeja abri-la.
O terceiro passo é formalizar a empresa legalmente, criando um CNPJ e abrindo uma conta bancária para pessoa jurídica (PJ). E, o quarto e quinto passo é onde a empresa vai criando corpo, pois possuir profissionais capacitados é fundamental para que as atividades da empresa funcionem, e divulgá-la é um meio de fazer as pessoas conhecerem a corporação.
Melhores segmentos para empreender
O célebre executivo Saul Dutra Sabbá compreende que o primeiro passo é o mais difícil. À vista disso, ele comenta os melhores segmentos para realizar um empreendedorismo no cenário atual:
- mercado pet;
- venda de equipamentos de informática;
- venda de smartphones;
- alimentos gourmet;
- lojas online;
- cosméticos.
Interessante, não é mesmo?