Ajudar o próximo é um ato altruísta e filantrópico, que pode auxiliar no desenvolvimento da sociedade. À vista disso, Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini entendem que o trabalho filantrópico para os imigrantes pode apoiar a construção de uma sociedade mais justa. Quer saber mais a respeito? Acompanhe o artigo.
Imigração
De acordo com os célebres Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, imigração é o termo que diz respeito ao movimento de pessoas a um país de destino ao qual elas não são nativas. Essa movimentação pode ser ocasionada por diversos fatores, de modo que a busca por melhores condições de vida é o principal fator.
Assim, o Brasil é um dos países que mais recebe imigrantes de todas as regiões do mundo, primordialmente dos países com que faz fronteira, como a Bolívia, a Argentina, o Uruguai e a Venezuela. No entanto, essas pessoas que migram para a nação brasileira buscando melhores condições de vida, muitas vezes não recebem acesso aos serviços essenciais.
Diante disso, como indicam os egrégios Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, se faz fundamental a presença dos trabalhos filantrópicos para os imigrantes, pois é através destes que esses indivíduos podem ter acesso a serviços essenciais básicos, como o acesso à saúde e a educação.
Tipos de trabalhos
Como comentam os insignes Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, fornecer o acesso à saúde é um dos trabalhos filantrópicos para os imigrantes. Nesse segmento, as pessoas que desejam ajudar podem realizar doações para as instituições filantrópicas da saúde que prestam atendimento aos imigrantes, ou atuar como médicos e enfermeiros voluntários.
Outro trabalho muito importante para ajudar os indivíduos que migraram para o Brasil é proporcionar a eles (principalmente para as crianças), o ensino da língua portuguesa para que os mesmos sejam capazes de se comunicar na população brasileira. Ainda, é iminente que se forneça um curso para os professores que receberão alunos imigrantes, para que eles tenham o conhecimento da língua materna de seus novos aprendizes.
Dessarte, os trabalhos filantrópicos para os imigrantes auxiliam no desenvolvimento de uma sociedade mais justa, visto que proporcionam a população nativa uma perspectiva mais solidária, fazendo os indivíduos ajudarem os imigrantes a se adaptarem aos costumes do país em que se mudaram, e possuir acesso a uma boa educação e um bom sistema de saúde.